top of page

SOBRE.

Aurora Filmes é uma Instituição não governamental, fundada em 25 de maio de 2006 que desenvolve o curso de Cinema Digital para a formação profissional no audiovisual, através da realização de cursos gratuitos, com objetivo de promover a inserção de jovens no mercado de trabalho, visando à expansão da cultura digital e seus desenvolvimentos sustentáveis.

A Aurora Filmes tem a iniciativa de reunir uma equipe de orientadores aptos para facilitar o processo de ensino-aprendizagem na área do audiovisual, contemplando jovens de áreas e classes sociais menos assistidas, estimulando a inclusão profissional nas diversas áreas compreendidas no campo audiovisual: cinegrafista, fotógrafo, editor de imagem, iluminador, técnico de áudio, produtor musical, cenógrafo, figurinista, maquiador, ator, roteirista, produtor e diretor. Após a finalização do programa, a coordenação do curso encaminha os alunos para as produtoras de vídeo, agências de publicidade e produções cinematográficas locais. 

 

Podemos afirmar que as demandas no mercado de trabalho, neste setor estão se mostrando cada vez mais crescentes, absorvendo números significativos para estágios remunerados. A inserção dos jovens concluintes no mercado de trabalho é o resultado primordial, fruto deste trabalho.

O nome do projeto é uma homenagem aos precursores do cinema pernambucano, da Empresa Cinematográfica “Aurora Film”, que, na década de vinte desencadeou o Movimento que ficou conhecido como “Ciclo do Recife”.

 

 

COMO ACONTECE

 

O projeto nasceu da realização de sonhos. Um plano de curso se contextualiza em conteúdos, registros e experiências vivenciadas pelos ministrantes orientadores, integrados aos programas de Produção Audiovisual, sob a orientação dos coordenadores. Os conteúdos de cada exercício são editados em apostilas. O método se fundamenta no pensamento sócio construtivista, (Piaget \ Vigotisck \ Emília Ferreiro), resultando nos programas para cinema digital. O projeto Técnicas da Produção Audiovisual Independente promove condições estruturais, para o desenvolvimento cognitivo de jovens, na produção audiovisual (vídeo / cinema), estimulando os processos assimilativos, concernentes aos bens culturais e artísticos, na perspectiva cinematográfica. A viabilização do projeto se dá pela disponibilidade de infraestrutura para desenvolver o potencial de cada aluno, com ambientes propícios para atender as exigências de qualidade em nosso espaço de treinamento.

 

O Projeto tem o Patrocínio do Funcultura através Edital do Audiovisual do Governo do Estado de Pernambuco.

bottom of page